domingo, 11 de setembro de 2011

A mudança é inevitável, o crescimento é opcional

Embora existam dezenas de milhares de leis e normas aparentemente contraditórias nos Estados Unidos, uma análise mais detalhada revela que o sistema de jurisprudência norte-americano como um todo baseia-se em um conjunto de princípios recorrentes aplicados pelos tribunais diariamente em todas as áreas de nossas vidas.
Se um homem e uma mulher vivem como marido e mulher durante um dado período, as leis do país os consideram legalmente casados embora não tenham assinado certidão de casamento ou participado de uma cerimônia de casamento. Nos Estados Unidos, basta que os dois assinem revistas com o nome Sr. e Sra 'X' durante algum tempo e assinem cheques de uma conta conjunta. Na verdade, a lei norte-americana diz: "Vocês se dizem casados? Então são casados!"
Da mesma forma, existe uma lei que diz que se você está disposto a permitir que um vizinho corte caminho por dentro da sua propriedade durante um determinado número de anos, o vizinho acaba ganhando direito legal a esse caminho e não pode mais ser impedido de usar o atalho. A inércia intencional e contínua por parte do proprietário da terra é interpretada pelos tribunais como permissão implícita.
Tendo esses exemplo em mente, você poderia prever qual seria a decisão dos tribunais no caso de um autor que vê seu trabalho sendo reimpresso durante diversos anos sem nunca ter tomado qualquer atitude para fazer valer seus direitos autorais? Será que ele terá permissão para valer tais direitos?
O que estou tentando dizer é simpler: o aluno tolo decora as fórmulas. O sábio as entende.
Procure regras difíceis e rápidas e você provavelmente terá uma vida frustrante; concentre-se nos princípios recorrentes da vida e você ficará deliciado ao ver com que constância elas se aplicam em nosso mundo em constantes mudança.
A sabedoria não reside em um conjunto de regras, mas sim na aplicação contínua dos princípios subjacentes a elas. As regras mudam de acordo com as circunstâncias, mas os princípios permanecem constantes, sempre.

A sabedoria é a essência de todas as coisas; portanto, adquira-a, e, ao fazê-lo, aprenda a compreender.
Salomão

Texto extraído do livro: Fórmulas secretas do Mago da Publicidade de Roy H. Williams . Páginas 134 e 135

Nenhum comentário:

Postar um comentário