segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Talento nas organizações

Olá acadêmicos do Curso de Tecnologia em Marketing!
Como parte do processo da nossa formação, vamos alimentar o blog da turma!
Eu pensei em dois tópicos para postar aqui, vou começar hoje com um assunto de uma questão avaliativa da disciplina de Processos Gerenciais.
Talvez pela exigência que foi naquela época, ou pelo esforço que eu dediquei as realizações das atividades, foi o semestre em que eu mais aprendi! Acreditam que a biblioteca municipal, com livros empoeirados foram muito úteis? Sim, sim!! lá deu pra sentir o gostinho da pesquisa acadêmica, com conteúdo de qualidade e realmente digerido e saboreado! Então segue abaixo a pesquisa de uma das perguntas: “O que são talentos em uma organização? O que as organizações fazem para reter estes talentos?
Talento é uma pessoa muito especial, uma pessoa dotada de competências relevantes para o negócio da empresa. Empresas esforçam-se para transformar pessoas em talentos e para retê-los por muitos meios: organização do trabalho das pessoas para torná-lo mais agradável e com sentido psicológico, cultura organizacional envolvente e participativa para engajar os talentos, estilo de gestão democrático e que se baseia na liderança e no coaching, além de criar um ambiente de trabalho para privilegiar o aprendizado e as oportunidades de realização do que se aprendeu. Muitas empresas estão partindo para universidades corporativas exatamente para disseminar competências, atitudes, habilidades e conhecimentos vitais para o sucesso do seu negócio.
Uma matéria na revista exame/VocêS.A menciona: Para contratar talentos o RH vê se o candidato trabalha ou trabalhou em projetos interdisciplinares, como ele reage diante da rotina e se pede para ser incluído em projetos mais desafiadores.A matéria continua dizendo que para reter talentos a empresa Eletrolux oferece planos de carreira em todos os níveis da organização e também a possibilidade de carreira no exterior.Na revista dizem que eles identificam talentos quando o indíviduo tem uma inquietação interna, consegue colocar seu potencial em prática e precisa ser inserido num ambiente de desafios, não pode ficar preso a rotina do dia a dia.As organizações também procuram desenvolver talentos quando um profissional tem o perfil, mas lhe falta a competência elas lhe fornecem a possibilidade para essas competências desabrocharem. (REVISTA EXAME/VOCÊ S.A.. EDIÇÃO ESPECIAL)

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Como gestor de equipes eu fico impressionado com o número de pessoas que acreditam que são talentosas. Identificamos os primeiros indícios de talento quando fazemos a triagem de currículos. Experiência profissional e formação acadêmica são dados importantes para a seleção. E na entrevista questionamos sobre quanto conseguiram trazer de lucro para a empresa, e quanto conseguiram fazer a mais do que foram contratados, ou quais foram suas atitudes empreendedoras, e qual foi o tema do trabalho de conclusão de curso, etc.
    A resposta da maioria dos entrevistados são vagas e sem nenhuma base de crédito.
    Minha pergunta para todos que acham que são "talentosas": Você contribui muito mais do que esperam de você? Você realmente se preocupa em se destacar para que o seu setor, departamento, empresa seja realmente competitiva? Como está o seu trabalho de conclusão de curso (TCC)?

    Tenham todos uma ótima semana!

    Prof. Samuel Correia

    ResponderExcluir
  2. Tal como disse na postagem: Talento é uma pessoa muito especial, uma pessoa dotada de competências relevantes para o negócio da empresa.
    Destaque agora para a parte: competências relevantes para o negócio da empresa!

    ResponderExcluir